ALINHAMENTO 3D
Realizar um alinhamento no seu veículo periodicamente é de extrema importância, visto que o procedimento é responsável por regular os ângulos da direção e suspensão do carro, resultando então na segurança da sua família, melhora a dirigibilidade do veículo, bem como, evita desgastes irregulares dos pneus.
As montadoras indicam que o processo seja realizado a cada 5.000 kms rodados, assim é possível manter as rodas perpendiculares ao solo e paralelas entre si, minimizando então o desgaste dos pneus.
Tipos de Alinhamento
Existem três tipos de alinhamento, o manual ou óptico, o eletrônico computadorizado ou a laser e o 3D, que atualmente é o que mais entrega resultado, devido à sua alta tecnologia.
Alinhamento 3D
Enquanto o procedimento manual utiliza canhões de luz presos às rodas afim de projetar um feixe de luz e indicar o problema, o alinhamento 3D faz uso de um software.
O processo 3D usa uma tecnologia computadorizada de última geração, registrando os ângulos originais dos eixos de cada modelo de automóvel em um software, fazendo com que os sensores identificam as variações nas rodas.
Problemas causados pelo desalinhamento:
- Menor durabilidade dos componentes da suspensão;
- Aumento do consumo de combustível;
- Desgaste irregular dos pneus;
- Direção desconfortável;
- Perda de estabilidade e segurança principalmente nas curvas.
Quando realizar um alinhamento?
- Nas revisões indicadas pelo fabricante ou a cada 7.000 km;
- Quando o volante tensiona o veículo para apenas um lado;
- Sempre que peças da suspensão ou direção forem substituídas;
- Quando desgastes irregulares nos pneus forem detectados;
- Sempre que os pneus forem substituídos;
- Em caso de fortes impactos em buracos ou guias.