...

FREIO E SUSPENSÃO

O sistema de freios é um dos elementos mais importantes na mecânica dos automóveis pois trata-se de um componente de segurança. São projetados, desenhados e dimensionados com o objetivo de manter a capacidade de desaceleração do veículo consideravelmente maior que sua capacidade de aceleração.

Composto por um disco ou por um tambor, ou ainda pelos dois, o sistema cumpre sua função pressionando as peças contra a roda, impedindo o movimento da mesma. O primeiro sistema é composto por duas pastilhas, que prendem um disco que acompanha o movimento da roda, enquanto o segundo, através de uma pressão aplicada por lonas colocadas dentro do tambor, faz com que a roda pare. A maior parte dos carros desenvolvidos atualmente possui um sistema misto, composto por dois discos, à frente, e dois tambores atrés. Alguns possuem discos nas quatro rodas, o que aumenta significativamente a estabilidade na frenagem. Um dos principais fatores que ajudam a uma melhor performance dos freios é a utilização de um fluído de lubrificação adequado e a correta manutenção dos discos, pastilhas, lonas e tambores.

A suspensão é o sistema que tem a função de absorver as vibrações e choques das rodas, proporcionando conforto aos ocupantes do veículo e garantindo o contato das rodas com o solo. Mais importante: é elemento vital para assegurar os níveis pretendidos de estabilidade do veículo, nas freadas, em curvas e em situações onde o veículo é solicitado de forma crítica. Ela é vital para a segurança ativa do veículo.

Ela é formada por uma série de componentes (amortecedores, molas, bandejas, braços, pivôs, buchas, barra estabilizadora, bieletas, etc), e sofre desgaste natural com o uso, e em caso de falhas, pode prejudicar o desempenho do veículo, que fica mais vulnerável ao fazer curvas, ao trafegar em solos irregulares e outras situações comuns em estradas e ruas do país.

Por isso, é fundamental que o motorista fique atento aos sinais que indicam a necessidade de substituição desses importantes componentes. Formas de dirigir mais agressivas podem provocar um desgaste maior e prematuro da suspensão. É diferente passar por buracos e crateras de uma maneira cuidadosa em baixa velocidade do que frear bruscamente ou simplesmente ignorar esses obstáculos sem reduzir a velocidade.

FALE CONOSCO VIA WHATSAPP
© 2024 Lucci Pneus
Desenvolvido pela Agência Mazag